G Suite vs Office 365

Fizemos uma comparação entre o G Suite vs Office 365. Descubra qual das soluções é a melhor para o seu negócio.

Nos últimos anos uma pergunta tem tirado o sono de empreendedores que buscam soluções para aumentar a produtividade de seus negócios: “Afinal de contas, qual pacote é melhor para a minha empresa: G Suite vs Office 365?“. Responder à questão não é fácil, tendo em vista que estamos falando das duas mais modernas e populares plataformas de aplicações em nuvem disponíveis no mercado.

O sofrimento por trás desta dúvida cruel não é exagerado. Dependendo do tamanho da empresa, minutos economizados ou perdidos diariamente em um processo podem fazer uma grande diferença no faturamento no final do mês. Sem contar no impacto na rotina de trabalho das pessoas envolvidas nos projetos e, consequentemente, na qualidade final do serviço prestado.

Para ajudar nesta difícil decisão, resolvemos explorar os pacotes oferecidos pelo Google G Suite e pelo Microsoft Office 365, analisando em profundidade seus recursos e aspectos estratégicos, destacando suas vantagens e desvantagens. No decorrer deste artigo você também vai encontrar insights que te ajudarão a chegar ao fim deste impasse.

Porque minha empresa deve ter uma suíte de produtividade em nuvem

Quem ainda não migrou para a nuvem, vai migrar. É só uma questão de tempo. Se há alguma dúvida em relação a isso, vale conferir o relatório “Global Cloud Index 2016-2021“, da Cisco. Uma das conclusões apontadas pela pesquisa é que 94% das cargas de trabalho e das instâncias de computação serão processadas em nuvem até 2021.

Valendo-se dos benefícios da computação em nuvem, pacotes de aplicativos como G Suite e Office 365 possibilitam a utilização de ferramentas de produtividade online (e offline, como veremos mais adiante no caso do Office) e o armazenamento de arquivos em servidores espalhados pelo mundo.

Basta ter uma conexão de internet para acessar e-mails, editar e visualizar documentos de texto, apresentações, planilhas, vídeos, fotos e uma infinidade de outros arquivos, a partir de dispositivos como notebooks, desktops e smartphones. Comunicação e trabalho colaborativo são potencializados com estas plataformas.

As principais vantagens das suítes de produtividade são:

  • Maior colaboração entre pessoas de uma mesma equipe ou projeto
  • Espaço ilimitado para armazenamento de arquivos em servidores seguros
  • Atualizações constantes de segurança
  • Mobilidade e flexibilidade na execução de tarefas
  • Facilidade na gestão de projetos e equipes
  • Comunicação dinâmica e centralizada

Agora que você já sabe o que é uma suíte de aplicativos em nuvem e quais são suas vantagens, vamos nos aprofundar sobre o que G Suite e Office 365 têm a oferecer.

Uma visão geral do G Suite vs Office 365

Os pacotes de produtividade do Google e da Microsoft oferecem ferramentas para a execução de tarefas rotineiras que executamos em casa, na escola ou no trabalho, como editar documentos de texto e planilhas, criar apresentações, acessar e-mails e fazer videoconferências.

Os recursos mais conhecidos e utilizados em empresas de variados portes e segmentos que optaram por G Suite ou Office 365 estão listados a seguir.

G SUITE   OFFICE 365
Editor de texto Docs Word
Editor de planilhas Sheets Excel
Armazenamento de arquivos Drive OneDrive
Criador de apresentações Slides PowerPoint
Armazenamento e sincronização Drive OneDrive
E-mail Gmail Outlook
Comunicação Hangouts Meet Skype for Business

 

Até 2016, o G Suite era conhecido como Google Apps for Work. O nome mudou, a plataforma teve atualizações marcantes, mas manteve o design agradável e a usabilidade simples. O acesso às suas ferramentas é rápido e só pode ser feito pela nuvem, algo que não acontece com o Office 365.

Enquanto Google concentrou seus esforços em soluções na nuvem, a Microsoft optou por não descontinuar a versão offline de seu pacote de aplicativos. Significa que os assinantes dos planos do Office 365, a maioria familiarizada com Word, Excel e companhia, também podem instalar os programas em seus dispositivos e receber atualizações automáticas, sem custos adicionais.

O que considerar antes de meter a mão no bolso por G Suite ou Office 365

O preço de uma solução corporativa é, na maioria das vezes, o maior peso na balança na hora da decisão. Tanto G Suite quanto Office 365 possuem pacotes para uso doméstico, corporativo e educacional, que podem ser divididos em planos básicos, intermediários e avançados. Os preços vão de US $ 5 a US $ 35 por mês e, no caso da Microsoft, alguns pacotes exigem um compromisso anual.

Vamos analisar os preços cobrados por cada suíte, lembrando que nosso foco são os planos corporativos.

Preços cobrados pelo G Suite

Há apenas três opções de planos para o G Suite: Basics, Business e Enterprise. Os preços são, respectivamente, US $ 5, US $ 10 e US $ 25, por usuário/mês, sem compromisso anual. Como pode-se notar, a praticidade característica do Google está presente até aqui.

Todos os planos do G Suite oferecem armazenamento em nuvem, ferramentas para textos, planilhas e apresentações, e-mail comercial, videoconferência, agenda e ferramenta para criação de sites. O armazenamento em nuvem ilimitado vale apenas para empresas com mais de cinco licenças. Abaixo disso, o armazenamento máximo no Drive é de 1 TB.

Listamos os principais recursos e seus respectivos preços.

Basics Business Enterprise
Preço US $ 5 US $ 10 US $ 25
Ferramentas para escritório x x x
Armazenamento em nuvem 30 GB Ilimitado
(a partir de cinco licenças)
Ilimitado
(a partir de cinco licenças)
E-mail comercial x x x
Acesso em computador, smartphone ou tablet x x x
Videoconferência (Hangouts Meet) 25 participantes 50 participantes 100 participantes
Transmissão de vídeos para até 100 mil pessoas (Hangouts Meet) x
Acesso offline (Agenda, Gmail e documentos) x x x
Criação de sites (Sites) x x x
Compatibilidade com Microsoft Office x x x
Encriptação avançada para e-mail (S/MIME) x
Prevenção avançada contra perda de dados para e-mail e armazenamento x
Central de segurança x

 

O comparativo completo de preços pode ser visto AQUI.

Preços cobrados pelo Office 365

Assim como o G Suite, o Office 365 também tem versões domésticas, empresariais e educacionais, com a possibilidade de instalação da versão para desktop. O que deixa muita gente confusa na hora de escolher um plano que se adeque à sua realidade é a diversidade de opções em cada categoria. O plano Enterprise, por exemplo, tem quatro subdivisões.

Para efeito de comparação com a suíte Google, abordaremos os planos Business e Enterprise, que variam de US $ 5 a US $ 35 por usuário/mês. O primeiro tem limite para 300 usuários e ambos exigem comprometimento anual.

A versão desktop do Office, com Word, Excel, PowerPoint, Outlook, OneNote e Publisher pode ser instalada em até cinco computadores, cinco tablets e cinco smartphones por usuário.

Os principais recursos e seus respectivos preços estão na tabela a seguir.

Business Enterprise
Business Essentials Business Business Premium Enterprise E1 Enterprise ProPlus Enterprise E3 Enterprise E5
Preço US $ 5 US $ 8,25 US $ 12.50 US $ 8 US $ 12 US $ 20 US $ 35
Versão desktop do pacote Office x x x

(inclui Acces)

x

(inclui Acces)

x

(inclui Acces)

Versão web do Office (Word, Excel, OneNote e PowerPoint) x x x x x x x
Armazenamento em nuvem x

(1  TB)

x

(1 TB)

x

(1 TB)

x

(1 TB)

x

(1 TB)

x
(ilimitado a partir de cinco usuários)
x
(ilimitado a partir de cinco usuários)
E-mail comercial x
(50 GB de espaço na caixa de entrada )
x
(50 GB de espaço na caixa de entrada )
x
(50 GB de espaço na caixa de entrada )
x
(100 GB de espaço na caixa de entrada )
x
(100 GB de espaço na caixa de entrada )
Videoconferência (Skype for Business) x x x

(até 250 participantes)

X x

(até 250 participantes)

x

(até 250 participantes)

Transmissão de vídeo para até 10 mil pessoas (Skype for Business) x x x
Criação de intranet e sites (SharePoint) x x x x x
Prevenção de perda de dados para e-mail e arquivos x x
Implantação sem custos adicionais a partir de 150 licenças (FastTrack) x x x

 

O detalhamento com todos preços e recursos do plano Business pode ser visto AQUI e, o do Enterprise, AQUI.

Conclusões sobre os preços de G Suite e Office 365

Como podemos ver, há opções de preços para empresas de pequeno, médio e grande porte. Os planos de entrada Basics e Business Essentials, respectivamente do Google e da Microsoft, possuem o mesmo preço (US $ 5) e são indicados para pequenos negócios. Aqui, o Office 365 faz a diferença ao oferecer armazenamento em nuvem de 1 TB.

Na nossa comparação, o plano mais avançado do Office 365, o Enterprise E5, é US $ 15 mais caro que o Enterprise do G Suite, mas fica claro que ele oferece mais recursos, sem contar com a instalação dos softwares do pacote Office na área de trabalho, que pode ser feita sem custo pela própria Microsoft, nos planos Enterprise E3 e E5 com mais de 150 licenças, o que gera uma economia de tempo e dinheiro.

Para não se perder na hora de comparar os preços dos dois pacotes, você deve listar quais são as reais necessidades do seu negócio e não cair na tentação de contratar recursos atraentes, mas que serão pouco utilizados.

Analisando os principais recursos do G Suite e Office 365

g suite vs office 365 G Suite vs Office 365: Descubra qual é o melhor para o seu negócio OSXKWY0 1024x683

E-mail: Gmail vs Outlook

No que diz respeito ao espaço na caixa de entrada, o Outlook só leva vantagem sobre o Gmail no plano de entrada, o Office 365 Essential Business. Por US $ 5 mensais, o usuário tem 50 GB exclusivos para a caixa de entrada, dentro do armazenamento de até 1 TB, contra os 30 GB que o G Suite Basics cede para armazenar e-mails e arquivos diversos.

A vantagem muda de lado quando analisamos os planos Business e Enterprise do G Suite, que oferecem caixas de entrada com espaço ilimitado para equipes com mais de cinco usuários. O máximo que se pode conseguir no Office 365 são 100 GB nos planos Enterprise E3 e E5.

Gmail e Outlook podem ser acessadas quando se está offline. O Gmail é bem intuitivo, rápido (inclusive no envio de anexos), fácil de usar e, logicamente, a capacidade de pesquisa interna é um dos pontos altos, já que o Google lidera nesta área.

A gestão de e-mails é melhor no Outlook, que pode ser integrado a outros serviços, como o próprio Gmail. Nele, as  mensagens podem ser agrupadas e classificadas mediante regras e personalizações definidas pelo usuário, trazendo um pouco de automação para a ferramenta, o que é um ponto fraco do serviço do Google.

g suite vs office 365 G Suite vs Office 365: Descubra qual é o melhor para o seu negócio skype 1024x909

Comunicação: Hangouts Meet x Skype for Business

As soluções de comunicação do Google e da Microsoft oferecem opções de conversa por chat, voz e vídeo, compartilhamento e exibição de arquivos, videoconferências, ligações para telefones e streaming.

Uma das maiores vantagens do aplicativo da Microsoft é que boa parte dos planos permite que até 250 usuários participem de uma videoconferência. No Hangouts, o número máximo é de 100 pessoas. Em compensação, o Hangouts vence no streaming, suportando até 100 mil participantes em um transmissão, contra 10 mil do Skype.

g suite vs office 365 G Suite vs Office 365: Descubra qual é o melhor para o seu negócio Armazenamento Nuvem Google Drive min 1024x686

Armazenamento: Google Drive vs OneDrive

Para empresas que precisam subir grandes arquivos para a nuvem frequentemente, o Office 365 é a opção mais barata, com a oferta de 1 TB no OneDrive, no plano de entrada Business Essentials. O G Suite libera apenas 30 GB no Drive, no plano Basics, mas o armazenamento é ilimitado nos planos Business e Enterprise, a partir da contratação de cinco licenças. Caso contrário, o limite é de 1 TB.

O armazenamento em nuvem no OneDrive só consegue alcançar o Drive nos planos Office 365 Enterprise E3 e E5, que exigem compromisso anual de US $ 20 dólares mensais para espaço ilimitado.

Há a possibilidade de comprar armazenamento adicional, o que pode ser útil, até certo ponto, para alguns planos do Office 365.

Ferramentas básicas de escritório

Não há como negar o domínio da Microsoft e suas estrelas Word, Excel e PowerPoint, programas que atravessaram gerações e que ganharam versões web com o Office 365. O G Suite possui concorrentes diretos, sendo o Docs seu processador de textos, o Sheets seu editor de planilhas e o Slides seu aplicativo de criação e exibição de apresentações gráficas.

Um dos atrativos do Office 365 é que, com exceção dos planos Business Essentials e Enterprise E1, a instalação dos aplicativos pode ser feita em desktops, com direito a atualizações gratuitas, o que vale muito à pena, considerando que Word, Excel e PowerPoint possuem recursos mais avançados que os rivais do G Suite, mesmo na versão web, meno robusta que a convencional.

Os documentos da Microsoft podem ser abertos na plataforma Google, mas podem haver grandes perdas de formatação. Outro ponto interessante é que os documentos criados no G Suite podem ser salvos em formatos do Office e exibem atualizações mais rápido durante trabalhos colaborativos (como veremos adiante).

Na hora de decidir qual é mais indicado para sua empresa, considere o nível exigido de trabalho colaborativo e o quanto recursos avançados das ferramentas são necessários para suas entregas.

Acesso em dispositivos móveis

É bem difícil editar planilhas ou apresentações avançados no celular ou tablet, mas se a necessidade for ler, revisar, enviar e-mails ou armazenar arquivos, o caminho é bem tranquilo para os dois pacotes, independentemente dos planos.

Segurança no Office 365 e no G Suite

Microsoft e Google trabalham com várias camadas de segurança, verificação em duas etapas, moderna criptografia e detecção de ameaças como malwares e phishing para dados em tráfego ou em repouso. Para garantir a confiabilidade de seus produtos, as duas gigantes investem pesado na prevenção e correção de falhas.

Tanto o G Suite quanto o Office 365 tiveram parecer favorável do National Cyber Security Centre (NCSC), organização do Reino Unido sediada em Londres, que ajuda empresas e o setor público quando o assunto é segurança cibernética.

Os planos mais caros do Office 365 e G Suite apresentam recursos de segurança avançados como prevenção de perda de dados, criptografia S/MIME para e-mails, rastreamento da atividade de usuários e escolha da localização dos servidores que hospedarão os dados da empresa. Os pacotes de produtividade também aceitam a integração de softwares de segurança de terceiros para fortalecer suas defesas.

Compatibilidade com sistemas operacionais

Office 365 e G Suite são compatíveis com Windows e MacOS. É preciso ficar atento aos requisitos mínimos. EM 2018, a Microsoft informou que o download do Office 2019 só seria possível a partir do Windows 10 e, no caso dos computadores Apple, a compatibilidade se limitaria às três versões mais recentes do macOS.

Os sistemas operacionais de dispositivos móveis suportados pelas duas empresas são Android, iOS e Windows Mobile.

As suítes rodam nos navegadores Chrome, Firefox, Safari e Internet Explorer.

Colaboração e sincronização

Se a sua empresa tem uma demanda que envolve vários funcionários trabalhando em um documento, é importante saber que o tempo de atualização do G Suite é, geralmente, menor que o do Office 365. Tomando como exemplo a edição de um documento de texto, enquanto o Docs mostra as mudanças com latência de 2 segundos (alterações simples), o Word pode demorar até 30 segundos, dependendo do dispositivo.

A Microsoft oferece duas ferramentas de colaboração que não possuem concorrência direta na suíte do Google. O Yammer, que é uma rede social corporativa, e o Teams, um hub para trabalhos em equipe, que combina bate-papo, reunião e troca de arquivos. Os dois aplicativos estão disponíveis em versões dos planos Business e Enterprise.

Suporte do G Suite e do Office 365

As duas suítes têm suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, por telefone, e-mail e chat.

Afinal de contas, qual é a melhor plataforma?

Talvez você tenha começado este artigo com a certeza de que encontraria um veredicto, mas se acompanhou com atenção nossa análise, percebeu que a resposta para o dilema inicial depende do seu conhecimento sobre o seu negócio e o mercado de atuação.

Tanto G Suite quanto Office 365 podem elevar a performance do seu negócio, mas do que adianta adotar um pacote de soluções colaborativas se os funcionários não sabem trabalhar desta forma? Se o cliente fornece dados em planilhas avançadas do Excel, como lidar com a perda de formatação no Sheets?

Pense bem e, se precisar, peça ajuda de um analista na hora de escolher. O G Suite é mais barato, rápido e fácil, pois vem de uma geração que já nasceu com o pé na nuvem. Os aplicativos do Office 365 são familiares e podem ser instalados também no desktop. Auxiliado por um bom planejamento estratégico, a escolha evitará dores de cabeça no futuro. Sem isso, você conta com a sorte e, assim como na vida, no mundo dos negócios ela muda o tempo todo.

Conte com a nossa ajuda

Caso queira fazer a instalação do G Suite ou do Office 365 para tornar o trabalho mais dinâmico e flexível na sua empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, podemos te ajudar!

A LTS, revendedor autorizado Google e Microsoft, tem a expertise necessária para indicar a melhor solução para o seu empreendimento e definir estratégias para conseguir o máximo desempenho das ferramentas escolhidas. CLIQUE AQUI para solicitar o contato de um dos nossos atendentes e garanta uma experiência segura, rápida e agradável.

Qual é a sua opinião?

Se você já implantou as soluções na sua empresa e tem experiências relevantes ou se deseja destacar algum ponto deste artigo, deixe seu comentário logo abaixo!

Solicite o atendimento de um especialista

Orçamento? Demonstração? Contato? Ou apenas dúvidas? Não se preocupe.
Nós ouvimos você! Preencha o formulário abaixo e solicite o atendimento 
de um Especialista da LTS. Listen to Solve - ouvimos para solucionar!